Por que APR podem paralisar atividades?
Se você pensa que as APR dizem respeito apenas as atividades a serem executadas provavelmente elas estão incompletas, e Análises de Risco incompletas podem ser insuficientes para gerenciar os riscos das atividades.
Um detalhe que você deixar passar pode ser a diferença entre a paralisação de uma atividade ou não!
Então, se você não quer passar por isso, pegue um papel e uma caneta e anote tudo que você deve considerar para que sua APR não deixe nada para trás.
Começando pelo mais óbvio, identifique as etapas da tarefa
Como fazer isso?
Você pode entrevistar os envolvidos. Ninguém melhor do que eles para dizer como a atividade será executada passo-a-passo, além disso, eles têm um conhecimento único da tarefa e alta capacidade de encontrar riscos.
Assim, você diminuirá a chance de deixar passar algo e ainda vai envolver os colaboradores na solução de problemas, já que eles vão compartilhar com você a responsabilidade pela segurança deles.
Você também pode usar a sua experiência em conjunto com a dos executantes. Muitas atividades são rotineiras e a forma de executá-la pode ser muito parecida com o que você já viu.
A descrição do passo-a-passo da atividade é o ponta pé inicial para qualquer APR, por isso, invista tempo nessa etapa.
Não esqueça de considerar as Ferramentas utilizadas
Pois elas acrescentam riscos às atividades.
Mesmo que uma sequência de etapas seja executada em várias atividades semelhantes, as ferramentas utilizadas podem ser diferentes.
Por exemplo: uma atividade de pintura pode utilizar pincel ou vaporizadora de tinta, e isso implicará em outros riscos para a atividade, como a maior possibilidade de contato da tinta com os olhos.
Além disso, você poderá antecipar a necessidade de algum checklist.
Pergunte aos executantes, em cada passo do item anterior, quais ferramentas ou máquinas serão utilizadas.
Além da atividade, o Ambiente também pode adicionar mais riscos
Imagine uma calibração de instrumento realizada em um laboratório e mesma calibração realizada em uma sala de máquinas.
Neste caso, o ruído será um perigo a mais a se considerar nesta APR.
Por isso, conheça o local de realização da atividade pois situações de risco podem estar “escondidas”, como a presença de contaminantes, pisos irregulares e condições de acesso inadequadas.
Considere a possibilidade de realização de Tarefas Simultâneas
E se outra equipe for trabalhar próximo?
Então os riscos podem vir de outra tarefa.
Trabalhos a quente não combinam com trabalhos que envolvam o uso de produtos inflamáveis, como soldagem e pintura.
Portanto, procure saber se existe a possibilidade de 2 atividades incompatíveis serem realizadas ao mesmo tempo. Se antecipe e evite imprevistos
Não esqueça das Características Especiais da Atividade.
Uma tarefa pode ser realizada em Altura, ou então em um Espaço Confinado, ou talvez em Painel Elétrico, enfim… são várias as possibilidades.
E cada uma delas tem uma série de exigências específicas, independente do trabalho a ser executado.
Anote aí algumas condições especiais que você deve verificar ao elaborar a sua APR:
- Trabalho em Altura
- Trabalho em Espaço Confinado
- Eletricidade
- Trabalhos a Quente
- Movimentação de Caga
- Acesso por Corda
- Trabalhos em Área Classificada
- Abertura de Equipamento Pressurizados
- Testes Hidrostáticos ou Pneumáticos
Fatores Humanos
O principal recurso de qualquer atividade é o recurso humano e em contrapartida é o mais difícil de ser analisado, porém, não pode ser esquecido.
Algumas atividades exigem treinamentos específicos, como trabalhos com eletricidade; outras precisam de ter a saúde do trabalhador avaliada como trabalho em altura e espaço confinado. Por isso, evite surpresas no momento da liberação da atividade em campo e já preveja essas necessidades durante a elaboração da APR.
Histórico de Ocorrências
Alguns eventos são indicadores de falta de controle de riscos e por isso precisam de mais atenção. Por isso, durante a elaboração da sua APR consulte ou tente relembrar o histórico dessa atividade em busca de acidentes ou quase acidentes que possam indicar necessidade de medidas para a atividade atual.
Se a sua empresa tem a cultura de registrar as ocorrências, essa etapa será muito útil.
Se esse post te ajudou, não deixe de salvar e encaminhar para seus colegas TST.
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