Análise Preliminar de Riscos na prática

A segurança do trabalho é uma preocupação constante em qualquer ambiente profissional. Para garantir a integridade física dos colaboradores e prevenir acidentes, é essencial realizar uma Análise Preliminar de Riscos (APR).

Na prática, a APR é uma técnica que busca recomendar medidas de segurança, baseadas em riscos identificados de uma sequência de tarefas que será executada.

Seu objetivo é que todos os envolvidos no trabalho tenham ciência dos riscos que estão correndo e adotem as medidas de segurança descritas no documento para evitar acidentes

Então, se você quer saber como fazer, ou se quer descobrir como melhorar o conteúdo das suas Análises, leia este artigo até o final

O que é Análise Preliminar de Riscos

A Análise Preliminar de Riscos é um processo sistemático que visa identificar, avaliar e controlar os riscos presentes em um determinado ambiente de trabalho. Ela consiste em analisar cada etapa do processo de trabalho, identificar os possíveis perigos e estabelecer medidas de controle para prevenir acidentes.

Não existe um modelo correto, por norma, de análises risco. Por isso, veja se na sua empresa existe um formulário padrão. Caso negativo, você terá que elaborar um.

Porém, mesmo sem um modelo padronizado por norma, algumas informações são obrigatórias para que a APR faça sentido. São elas

  1. Tarefa ou Atividade: trata-se de qual tarefa ou atividade está sendo analisada, por exemplo: Pintura de guarda-corpo; solda de superfície metálica; troca de luminária sobre andaime… Por aí vai.
  2. Perigo ou Risco: Identifique aqui quais os riscos associados às tarefas que serão executas. Na tarefa “Pintura de Guarda Corpo” do exemplo anterior, podemos identificar como um risco a exposição/inalação de produtos químicos (tinta). Cada tarefa pode conter diversos perigos/riscos.
  3. Recomendações: Determine aqui o que fazer para evitar ou diminuir os riscos levantados na etapa anterior. Se foi identificado o risco de inalação de produtos químicos, talvez seja uma medida o uso de máscara com filtro específico para o produto.

Esses 3 tipos de informações são o coração da APR.

Mas podemos incrementá-la com: Categorização de Risco; Consequências no Trabalhador; EPI básicos, etc…

E para fins de organização, lembre-se de colocar os campos: Responsáveis pela Elaboração; Ciência dos Executantes; Número da APR; Empresa; e Data.  

COMO FAZER A APR NA PRÁTICA

É muito importante que a APR seja feita em conjunto com os colaboradores que participarão da atividade, pois eles são os maiores conhecedores dos riscos de uma atividade e das tarefas a serem executadas.

Não é recomendado que o Profissional de Segurança elabore uma APR sozinho, pois além de correr o risco de se tornar um documento abstrato, com muitas recomendações de Normas, não cria nos colaboradores um senso de colaboração e responsabilidade. Infelizmente, isso é comum!

É aconselhável que as APR tenham recomendações práticas, e não fiquem presas a textos de Padrões e Procedimentos, como “Usar os EPI adequados”, por exemplo. Seja específico, fale com os trabalhadores e os orientes de maneira assertiva. Em vez disso, tente: “Usar máscara com filtro para vapores orgânicos”.

Tenha em mente que o profissional de segurança é o guardião da ferramenta e deve conduzir os colaboradores a avaliarem suas próprias atividades focando na segurança do trabalho.

Para elaborar uma APR, siga esses passos:

Saiba qual atividade será executada e liste todas as tarefas que fazem parte dela

Como conseguir isso?

Novamente, os trabalhadores são seus melhores amigos.

Quem executará a atividade, ou quem está planejando ela? Pergunte a essa pessoa qual vai ser o passo a passo. Conduza este colaborador a te demonstrar como ele fará para começar a atividade até concluí-la.

Levante os Perigos/Riscos

Essa etapa pode levar mais tempo, pois dependerá da experiência e do conhecimento dos profissionais envolvidos na elaboração da APR. Contudo, o profissional de segurança pode conduzir a conversa com os colaboradores a fim de extrair informações preciosas.

Perguntas como: “Você já fez essa tarefa antes? Teve alguma dificuldade?”; “Você enxerga algum risco no momento em que fizer a tarefa XXXX?

Neste momento, a vivência do Profissional de Segurança pode facilitar também. Tente se lembrar se já presenciou algum desvio, ou acidente em atividades semelhantes. Será que a empresa em que trabalha tem histórico de acidentes nesta atividade?

Estabeleça as Recomendações de Segurança

Aqui, é importante ser coerente com os riscos levantados anteriormente.

Levantou um risco? Já estabeleça as recomendações específicas para ele.

O conhecimento das Normas de Segurança pelo profissional de SST aliados com sua experiência e as informações dadas pelos executantes facilitarão demais nesse momento.

Existem várias fontes que podem ser consultadas para definição das recomendações. Vou citar algumas: As FDS (Folhas de dados de Segurança, antigas FISPQ) e Manuais de Equipamentos.

Como envolver os colaboradores no processo de Análise Preliminar de Riscos

É fundamental envolver os colaboradores no processo de APR, pois são eles que estão diretamente expostos aos riscos.

Por isso, sempre que possível, Incentive a participação e  estimule os colaboradores a participarem ativamente do processo de APR.

Faça campanhas de treinamentos sobre APR, leve este assunto aos DDS e seja receptivo às sugestões.

Crie um ambiente aberto e seguro para que eles possam compartilhar suas percepções e experiências relacionadas aos riscos presentes em suas atividades.

Estabeleça canais de comunicação: Disponibilize canais de comunicação, como caixas de sugestões ou formulários online, para que os colaboradores possam relatar riscos identificados ou sugerir melhorias no processo de APR.

Atualização e revisão periódica da Análise Preliminar de Riscos

A APR não é um processo estático.

É essencial realizar atualizações e revisões periódicas para garantir sua eficácia contínua.

À medida que novos riscos surgem ou as condições de trabalho mudem, é necessário adaptar as medidas de controle e garantir que a APR esteja sempre atualizada e alinhada com as melhores práticas de segurança.

RESUMO

A APR desempenha um papel fundamental na prevenção de acidentes e na redução de custos para as empresas.

Ao identificar e controlar os riscos presentes no ambiente de trabalho, é possível evitar gastos com acidentes, afastamentos, processos judiciais e danos à imagem da empresa.

Além disso, a APR contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, aumentando a produtividade e o bem-estar dos colaboradores.

Por isso, evolva os executantes e/ou os planejadores da atividade na elaboração das Análises de Risco.

Procure ser específico nas recomendações para que sua APR não vire apenas um documento para cumprir norma e não desempenhe o verdadeiro papel dela, que é a prevenção de acidentes.

Não existe receita de bolo para APR. Cada profissional fará a sua com base em sua vivência, cada empresa terá o seu modelo e cada modelo trará informações diferentes de outros. Usar outros modelos não é ruim, apenas lembre-se de adequar o conteúdo das análises para a sua realidade.

E finalmente, uma APR grande não significa uma APR boa e uma APR pequena não significa uma APR ruim. O que importa é que a equipe que participou de sua elaboração tenha mapeado os riscos e recomendações suficientes para que a atividade seja executada de forma segura.

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