Onde atuar como Profissional de Segurança?

A área da Saúde e Segurança do Trabalho é muito ampla e com isso, existe muita confusão em relação às possibilidades que os profissionais dessa área tem para atuar.

Se você quer entender onde um profissional de SST pode atuar, seja você um estudante ou um profissional experiente este post vai te ajudar.

Pra começar, temos que dizer que esse assunto renderia um material extenso, pois podemos dividir os campos de atuação da SST de várias formas.

Pode ser por tipo de empresas, como petróleo e gás, mineradoras, hospitais, galpões de armazenamento, escritórios e muito mais, ou seja, independente das características da indústria, os serviços de SST serão necessários.

Outra alternativa, é tratar o assunto de forma dividindo a SST em duas grandes áreas: Gestão e Operacional.

A área de gestão envolve planejar, implementar e monitorar políticas, programas e procedimentos que visam garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

Isso inclui identificar e avaliar riscos no ambiente de trabalho, desenvolver estratégias para mitigá-los, promover treinamentos e conscientização, garantir a conformidade com as normas regulamentadoras, investigar acidentes e incidentes, criar e acompanhar indicadores, elaborar procedimentos, organizar documentos, etc….

Já a área operacional inclui realizar inspeções regulares no ambiente de trabalho, identificar e corrigir condições inseguras, orientar os trabalhadores durantes os trabalhos sobre os equipamentos de proteção adequados, resolver impasses durante o decorrer de atividades quando situações inseguras aparecerem, criar soluções para execução segura de atividades, participar da elaboração de análises de risco. Nesse caso, você lida diretamente com a aplicação de NR como Trabalho em Altura, Espaço Confinado, Eletricidade e outras.

Porém, tenha em mente que dificilmente um profissional SST executará atividades apenas de Gestão ou Operacional. As duas áreas sempre se misturam.

Contudo, você pode se especializar… e a Segurança do Trabalho nos dá essa possibilidade:

Vamos falar agora um pouco de algumas disciplinas dentro da SST nas quais é possível se especializar:

Higiene Ocupacional

Focada na identificação, avaliação e controle dos fatores ambientais que podem afetar a saúde dos trabalhadores.

Esse profissional trabalha para garantir que o ambiente de trabalho seja seguro e saudável, controlando a exposição a agentes químicos, físicos e biológicos que podem causar doenças ocupacionais.

Faz parte da Higiene Ocupacional a identificação de possíveis fontes de risco no ambiente de trabalho, como produtos químicos, ruídos excessivos, poeiras, vapores, calor e radiação para posterior avaliação  da exposição dos trabalhadores a esses riscos utilizando instrumentos específicos, como dosímetros para ruído, medidores de calor, e detectores de gases e finalmente sugestão de medidas para eliminar ou reduzir a exposição a esses riscos, como ventilação adequada, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), e mudanças nos processos de trabalho.

É um profissional que precisa ser detalhista e observador para identificar os perigos (pois alguns não são óbvios).

Deve desenvolver a capacidade de analisar dados, nesse caso é muito útil o conhecimento de estatística e matemática. Além disso tem que ser comunicativo, pois fará diversas entrevistas com vários trabalhadores e precisará apresentar os resultados do seu trabalho para gerentes, supervisores, comissões, etc.

No entanto, a habilidade mais importante para este profissional e a vontade de aprender e estudar, pois é uma área extremamente técnica e vasta, com muito material para estudo e que está em constante evolução. Não é à toa que ela é muito valorizada.

Ergonomia e Fatores Humanos

Aqui o foco é em adaptar as condições de trabalho às capacidades e limitações dos trabalhadores, visando prevenir lesões e melhorar o conforto e a produtividade.

Da mesma forma que o higienista ocupacional, o ergonomista identifica, avalia e propõe melhorias, porém com ênfase nos riscos ergonômicos e de fatores humanos.

Estes riscos podem ser relacionados aos mobiliários dos postos de trabalho, aos movimentos e as tarefas executadas, ao conforto ambiental ou a fatores psicológicos como monotonia e stress.

As habilidades do higienista também se aplicam ao ergonomista, porém podemos destacar uma característica de personalidade que pode ajudar muito o ergonomista: a empatia, já que ele tem que compreender as capacidades e limitações de cada trabalhador, inclusive aspectos emocionais.

Se quiser entrar nessa área prepare-se para se aprofundar em matérias como biomecânica, antropometria e até design para propor soluções de postos de trabalho ergonomicamente adequados.

Prevenção e Combate a Emergências

Aqui o objetivo é preparar a empresa para responder eficazmente a emergências, como incêndios, vazamentos de produtos químicos e outros desastres, garantindo a segurança dos trabalhadores e minimizando danos.

Este profissional desenvolve, implementa e revisa planos de emergência que descrevem os procedimentos a serem seguidos em caso de emergência, incluindo rotas de evacuação, pontos de encontro e procedimentos de comunicação.

Conduz treinamentos regulares e simulações de emergência para preparar os trabalhadores a agirem corretamente em situações de crise. Isso inclui treinamentos em uso de extintores, primeiros socorros, evacuação, etc.

Ele também assegura que os equipamentos de combate a emergências, como extintores, hidrantes, alarmes de incêndio e kits de primeiros socorros, estejam em bom estado e acessíveis.

O trabalho deste profissional é feito nos bastidores da empresa, auxiliando na manutenção dos sistemas usados em emergências. Sua atuação deve passar despercebida, afinal, nenhuma empresa quer colocar seu plano de resposta a emergência em prática a não ser que seja em treinamentos.

Ele deve ter a capacidade de manter a calma e tomar decisões rápidas e eficazes em emergências e suas ordens devem ser claras e precisas.

Também deve ter aptidão física para desempenhar suas funções e, por razões óbvias, não ter medo de altura, espaços fechados ou sangue.

Segurança Operacional

A atuação deste profissional envolve colaborar para que todas as operações da empresa sejam realizadas de forma segura, prevenindo acidentes e incidentes que possam causar danos aos trabalhadores, ao meio ambiente ou à própria empresa.

Neste caso, o foco é em eventos relacionados a segurança de processo, que é diferente da segurança ocupacional.

Para ficar mais claro, uma explicação rápida: enquanto a segurança ocupacional foca em acidentes pessoais, que ocorrem com mais frequência e que na maioria das vezes envolve um ou dois colaboradores, a segurança operacional se preocupa com eventos que podem levar a perdas maiores, que apesar de serem pouco frequentes tendem a afetar um número grande de pessoas, levar a perda de equipamentos ou a grandes contaminações.

Essa é uma área necessariamente multidisciplinar, ou seja, além da Segurança do Trabalho, estão envolvidos Engenheiros de Processo, Engenheiros de Automação e outros.

Os profissionais dessa área devem estar familiarizados com ferramentas de análises de risco de processo como APR, HAZOP, Árvore de Falhas, LOPA e muitas outras além de terem conhecimento de disciplinas como automação, inspeção e o próprio processo da empresa em que trabalha.

Por ser um trabalho extremamente técnico e de grande impacto, normalmente é desempenhada por engenheiros.

E aí, quer se especializar em alguma dessas áreas. Comente aqui embaixo, quem sabe não podemos te ajudar?

E se você quiser que falemos mais sobre alguma dessas áreas, comente aqui embaixo também.

Não deixe de assistir o vídeo sobre esse assunto no nosso canal do Youtube. Clique no link abaixo e veja!

Até mais!

Tags: | |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.